segunda-feira, 20 de agosto de 2007

FOI CRIADA A CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO (CLT) EM 1943.
GETULIO VARGAS INTRODUZIU LEIS QUE AMPLIARAM OS DIREITOS DOS TRABALHADORES E LANÇOU OS LARES DO BRASIL INDUSTRIAL E URBANO QUE NÓS CONHECEMOS. POR TUDO ISSO, UMA DISCUSÃO EM CLASSE SOBRE GETULIO E SEUS PROGITAS OFERECE AOS ALUNOS A OPORTUNIDADE DE CONHECER MELHOR COMO SE FORMOU AO PAÍS EM QUE VIVEM.
DURANTE SEU GOVERNO DITATORIAL GETULIO CRIOU UMA SERIE DE DIREITOS TRABALISTAS COMO A JORNADA DIARIA DE TRABALHO DE OITO HORAS, O DESCANSO REMUNERADO. AOS DOMINGOS E FERIADOS, AS FÉRIAS, A APOSENTADORIA, CARTEIRA PROFISIONAL E O SALARIO MINIMO.
REUNINDO OS COMPONENTES DA COMISSÃO CONSTITUCIONAL PARA O ESTUDO DO ANTEPROJETO DA CONSTITUIÇÃO, PROPÕEM O JURISTA CARLOS MAXIMILIANO PARA PRESIDENTE DOS TRABALHOS, LEVI CARNEIRO PARA VICE-PRESIDENTE E RAUL FERNANDES PARA RELATOR GERAL.
A REPRESENTAÇÃO CLASSISTA, ENTRETANTO, DEVERIA SER UMA BANCADA OBEDIENTE ÀDIREÇÃO DO LIDER DA MAIORIA. FORA FORMADA POR UM GRANDE ELEITOR, COMPREENDENDO-SE COMO TAL O QUE ELEGE, NO CASO, O MINISTRO DO TRABALHO, AGEMENOM MAGALLHÃENS.
NA CONSTITUINTE HAVIA UM GRUPO COMPROMISSADO COM A LEC-LIGA ELEITORAL CATOLICA.
O CARDEAL D.SEBASTIÃO LEME,FIGURA DO ALTO PRESTIGIO,ORGANIZARA A LEC EM VARIOS ESTADOS, ATUANDO COMO PARTIDO SINGULAR, NO CEARÁ, OU DENTRO DE COLIGAÇÕES, NA CHAPA ÚNICA POR SÃO PAULO UNIDO. OS CATOLICOS HAVIAM FEITO UM GRANDE ALISTAMETO E CONCORRIDO PARA ELEIÇÃO DE NUMEROSOS DEPUTADOS. AS EMENDAS CATÓLICAS ASSEGURARIAM, NA NOVA CONSTITUIÇÃO, A INDISSOLUBILIDADE DO MATRIMONIO, A VALIDADE DO CASAMENTO RELIGIOSO,QUANDO REGISTRADO PARA FINS CIVIS, E O ENSINO RELIGIOSO FACULTATIVO NAS ESCOLOAS, A ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL ÀS TROPAS.
CONTRA TAIS EMENDAS LEVANTOU-SE O DEPUTADO PAULISTA GUARACI SILVEIRA, PASTOR PROTESTANTE, COM TENDÊNCIAS SOCIALISTAS E ELEITO PELO PARTIDO DA LAVOURA

Nenhum comentário: